MÓDULO II:

Estudo e interpretação do álbum "Jóia", de Caetano Veloso

1.png
6.png
MÓDULO I: 

Descobrindo o benefício do canto no isolamento social

0001.jpg
MÓDULO III: voz e silêncio nas composições femininas
Inscrições abertas! Para maiores informações e participação, mande e-mail para brunaprado.cantora@gmail.com
PROJETO DESATAR 

Desenvolvido durante a pandemia do novo coronavírus com o intuito de possibilitar o encontro e o cuidado com a saúde mental através da prática musical coletiva, o projeto consiste em módulos temáticos de aula de canto em grupo, compostos de oito encontros online com duração de 1 hora e meia, onde os alunos trabalham técnica vocal, consciência corporal, respiração, escuta, ritmo e repertório. É uma aula de canto, portanto, lúdica,  voltada para o autocuidado, autoconhecimento e para a descoberta das potencialidades vocais e expressivas de cada participante. Em breve, lançamento do Módulo III.

Para maiores informações e aula de canto - individual e em grupo, mande e-mail para brunaprado.cantora@gmail.com

CANTO DO BRASIL: ensino e atividade musical

"Fundado em 1997 pela cantora, compositora e pesquisadora Regina Machado, o Canto do Brasil nasceu a partir da necessidade da existência de um espaço voltado ao ensino e à prática do canto popular brasileiro. Somos a única escola especializada no ensino do canto a partir das matizes da voz na nossa canção popular urbana que, há um século, nos oferece uma trajetória sonora riquíssima, peculiar e reconhecida mundialmente como patrimônio imaterial da humanidade.

Canto do Brasil conta com uma equipe de professorxs rigorosamente selecionada que se forma por profissionais altamente qualificados e que, por sua vez, integram um grupo de estudos fixo sobre o ensino, o aprendizado e a prática do canto em todas as suas disciplinas. Estamos, portanto, em processo constante de estudo, atualização e desenvolvimento do trabalho que realizamos com acuidade há 20 anos.

Desenvolvida por Regina Machado, temos em nossa metodologia de trabalho o estudo aprofundado de cada fase da voz brasileira a partir do estabelecimento de diretrizes técnicas e estéticas para o estudo do canto em um processo laboral referenciado na escuta e no desenvolvimento das percepções musical e física. Assim torna-se possível a concepção de uma intensa conexão entre os processos de aprendizado e suas matizes culturais de origem" [texto tirado do site da escola]

Para maiores informações, acesse: www.cantodobrasil.com.br

canto do brasil.png
LabRosa50

O espetáculo musical “Rosa dos Ventos”, de Maria Bethânia, Fauzi Arap e Flávio Império, que estreou em 1971, celebra a liberdade e o autoconhecimento no período das trevas da política brasileira, além de ser uma grande homenagem à música popular brasileira em si. Não haveria, portanto, momento mais propício para relembrá-lo, celebrá-lo e comemorar os cinquenta anos de sua estreia.

Inspirado na mandala de Jung, o espetáculo passeia pelos quatro elementos da natureza – Terra, Água, Fogo e Ar –, que representam os vários estados emotivos e facetas da personalidade humana. Mas, mais importante do que estes, está o centro da mandala, o “eu-difícil”, a camada complexa e questionadora da psique que perturba qualquer intenção de racionalização do sujeito.

O estudo do espetáculo tem como objetivo conectar o participante com a complexidade que envolve o trabalho de Maria Bethânia, que conta com um roteiro teatral – criado por Fauzi Arap -, onde as canções se sucedem de maneira contínua e são costuradas entre si por textos, poemas e jogos de cena – nestes, é indispensável o trabalho de luz e figurino criado por Flávio Império. O repertório a ser estudado conta com canções de Dorival Caymmi, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Sueli Costa, Chico Buarque, entre outros compositores da MPB.

Trabalharemos voz, corpo e interpretação, tendo como inspiração a performance de Maria Bethânia e o roteiro criado por Fauzi Arap. Pretendemos, assim, realizar um estudo do canto e da canção que transborde o enfoque exclusivo na técnica vocal.

IMG_6147 (2).JPG
Para maiores informações, acesse: www.cantodobrasil.com.br/labrosa50
canto do brasil.png